quarta-feira, 6 de maio de 2009

TURISMO - Fundamental é organizar e planejar

O turismo é um fenômeno que engloba atividades de cunho cultural, ambiental, econômico e social. É praticamente impossível o turismo sobreviver ao longo do tempo com sucesso sem que haja planejamento. A interdisciplinaridade nos processos de planejamento é uma das técnicas de gestão que deve ser aplicada, aliando assim as constantes inovações e atualizações no setor turístico.

"Por isso, o planejamento é fundamental e indispensável para o desenvolvimento turístico equilibrado e em harmonia com os recursos físicos, culturais e sociais das regiões receptoras, evitando, assim, que o turismo destrua as bases que o fazem existir". (RUSCHMANN, 1997, p.10).


Vale ressaltar a importância de fazer o planejamento turístico, pois, o turismo é uma atividade beneficiadora da localidade em que está sendo inserido. Contribuindo assim com a geração de emprego e renda, a manutenção da cultura e a preservação do meio ambiente. Apenas as ações planejadas, focadas no desenvolvimento sustentável da atividade turística podem levar a uma evolução favorável para os empreendedores, as populações receptoras, os turistas e, conseqüentemente, para os destinos turísticos.

O Brasil é um país privilegiado por ter diversidade de fauna e flora, atrativos estes que chamam a atenção de visitantes do mundo inteiro. Hoje o turismo gera muitos empregos diretos e indiretos e em 2005 US$ 3,861 bilhões ingressaram no Brasil por meio de gastos de turistas estrangeiros, dados da ABAV. O turismo representa 4,32% da produção total na economia brasileira (77,5 bilhões de reais em valores de 2002); participa com 5,56% do PIB do país e é responsável por 5,32% de impostos indiretos. Além dos investimentos do governo federal, a iniciativa privada também é uma forte parceira para o desenvolvimento turístico do Brasil (Dados extraídos do site do centro de excelência para em Turismo). Conta com mais de cinco mil Municípios espalhados pelo território nacional sendo este um dos motivos pelo qual o país precisou dar um salto na consolidação da atividade turística.

Palhoça é um Município localizado na grande Florianópolis cuja beleza natural é seu forte atrativo. Esse potencial aliado aos equipamentos existentes, a demanda e a vontade dos atores sociais de organizar a atividade turística, tendem a alavancar o setor turístico desta cidade.

Com o crescimento quantitativo de visitantes nacionais e internacionais na região da grande Florianópolis, nota-se a necessidade de aperfeiçoamento do capital humano e das estruturas físicas para receber o turista. Por tudo isso, entendemos ser fundamental organizar esta atividade em Palhoça.

Gicele Truppel
Turismóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário