quinta-feira, 28 de maio de 2009

Principais projetos para 2009

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer têm vários projetos para o ano de 2009. Abaixo segue a relação das principais iniciativas e programas que estão em andamento.
  • A Prefeitura Municipal de Palhoça em parceria com os Correios está viabilizando a instalação de uma agência comunitária dos Correios na Pinheira e outra na Enseada do Brito;
  • A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Faculdade Municipal de Palhoça realizará no segundo semestre um inventário em toda Palhoça. O que vem a ser o inventário? É um levantamento de todos os atrativos e equipamentos que possam ser utilizados para o turismo. A proposta aqui é trabalharmos com o que o município tem e verificar o que falta para então buscarmos atender as necessidades;
  • A Prefeitura Municipal de Palhoça em parceria com Governo do Estado dará um curso de capacitação para comunidade da região sul do município, tendo em vista que neste local há o “turismo”, ou seja, proporcionar à comunidade e comerciantes a importância do turismo para o meio ambiente, para economia, bem como pela geração de emprego e renda;
  • Será encaminhado à câmara de vereadores dois projetos de Lei, sendo que um a proposta é que TODOS COMERCIANTES para que consigam alvarás de licenciamento para comercialização deverão ter o certificado deste curso de capacitação, e o outro é a criação de um FISCAL DO TURISMO, para que este funcionário tenha poder de atuação em toda região sul – onde hoje temos a atividade turística;
  • No Maciambu Pequeno a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a Faculdade Municipal de Palhoça, a Secretaria de Saúde em parceria com a comunidade está lançando o “ESCOLA ESPAÇO QUALIDADE” – na área do turismo a idéia é capacitar a comunidade a entender o benefício que o turismo traz ao local e a comunidade, quando organizado e planejado;
  • Com a empresa “Águas de Palhoça” reabrimos a discussão sobre o saneamento básico da Região da Baixada do Maciambú, na qual já estamos bem avançados nesta discussão;
  • Estamos buscando parceiros sobre a sinalização e manutenção das trilhas da Guarda e da Praia de Cima;
  • E o projeto de verão!!!


Gicele Truppel – Diretora Geral de Turismo
João Carlos Amândio – Secretário de Turismo, Esporte e Lazer

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Palhoça no FIMC



O FIMC (Festival de Integração Multiculturall Catarinense) foi um sucesso! Com o objetivo de divulgar as regiões turísticas de Santa Catarina, fez bonito, unindo as belezas naturais e as diversidades culturais das nove regiões em um único local. O Centro Sul foi o palco deste show que teve início no dia 13 de maio e se estendeu até 17 de maio.

Assim como Balneário Camboriú, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Treze Tílias, Blumenau, Biguaçu, São José e Lages, o município de Palhoça também estava lá com um stand maravilhoso da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer juntamente com a Cultura.

Uma pequena amostra de nossa terra, obras do nosso artista plástico João Dias, o Dão, artesanato de concha, do Mário da Guarda do Embaú, um engenho de farinha, um de cana de açúcar, um alambique de cachaça todos os miniatura – peças lindas emprestadas pelo nosso amigo Edson José Paulo. Também expomos parte da mostra fotográfica dos professores do Colégio Estadual Governador Ivo Silveira cujas reproduções foram patrocinadas pela Fadesc.

Paralelamente a este evento acontecia no Costão do Santinho o WTTC – World Travel & Tourism Council, o encontro mundial do turismo. Vamos aproveitar o momento – o mundo inteiro está de olho em Santa Catarina. Grandes oportunidades para Palhoça.

Gicele Truppel – Diretora Geral
João Carlos Amândio – Secretário de Turismo, Esporte e Lazer







quarta-feira, 6 de maio de 2009

Secretário de Turismo, Esporte e Lazer conversa com alunos do Colégio Catarinense

A Expo Palhoça proporcionou uma maior divulgação do município para a população local e também para turistas e pessoas de outras cidades.

Uma turma do Colégio Catarinense, de Florianópolis, compareceu à Expo Palhoça e participou de um evento que contou com a presença do Prefeito Ronério além de diversos secretários municipais.

Na foto o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, João Carlos Amândio (Bala) conversa com alunos do Colégio Catarinense.

Elizandro Duarte

TURISMO - Fundamental é organizar e planejar

O turismo é um fenômeno que engloba atividades de cunho cultural, ambiental, econômico e social. É praticamente impossível o turismo sobreviver ao longo do tempo com sucesso sem que haja planejamento. A interdisciplinaridade nos processos de planejamento é uma das técnicas de gestão que deve ser aplicada, aliando assim as constantes inovações e atualizações no setor turístico.

"Por isso, o planejamento é fundamental e indispensável para o desenvolvimento turístico equilibrado e em harmonia com os recursos físicos, culturais e sociais das regiões receptoras, evitando, assim, que o turismo destrua as bases que o fazem existir". (RUSCHMANN, 1997, p.10).


Vale ressaltar a importância de fazer o planejamento turístico, pois, o turismo é uma atividade beneficiadora da localidade em que está sendo inserido. Contribuindo assim com a geração de emprego e renda, a manutenção da cultura e a preservação do meio ambiente. Apenas as ações planejadas, focadas no desenvolvimento sustentável da atividade turística podem levar a uma evolução favorável para os empreendedores, as populações receptoras, os turistas e, conseqüentemente, para os destinos turísticos.

O Brasil é um país privilegiado por ter diversidade de fauna e flora, atrativos estes que chamam a atenção de visitantes do mundo inteiro. Hoje o turismo gera muitos empregos diretos e indiretos e em 2005 US$ 3,861 bilhões ingressaram no Brasil por meio de gastos de turistas estrangeiros, dados da ABAV. O turismo representa 4,32% da produção total na economia brasileira (77,5 bilhões de reais em valores de 2002); participa com 5,56% do PIB do país e é responsável por 5,32% de impostos indiretos. Além dos investimentos do governo federal, a iniciativa privada também é uma forte parceira para o desenvolvimento turístico do Brasil (Dados extraídos do site do centro de excelência para em Turismo). Conta com mais de cinco mil Municípios espalhados pelo território nacional sendo este um dos motivos pelo qual o país precisou dar um salto na consolidação da atividade turística.

Palhoça é um Município localizado na grande Florianópolis cuja beleza natural é seu forte atrativo. Esse potencial aliado aos equipamentos existentes, a demanda e a vontade dos atores sociais de organizar a atividade turística, tendem a alavancar o setor turístico desta cidade.

Com o crescimento quantitativo de visitantes nacionais e internacionais na região da grande Florianópolis, nota-se a necessidade de aperfeiçoamento do capital humano e das estruturas físicas para receber o turista. Por tudo isso, entendemos ser fundamental organizar esta atividade em Palhoça.

Gicele Truppel
Turismóloga